quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Minha Terra



Minha terra tem pouca terra
Não tem petróleo, nem ouro
Mas tem campos e curvas de estradas
Onde se morre estupidamente
Não tem tido bons governantes
Mas tem gente que tudo sabe de política e nada fazem
E também tem gente soberba e gente humilde
Não tem agricultura nem barcos de pesca
Mas tem um imenso mar...
Minha terra é muito pobre, dizem,
Mas tem muitos telemóveis e TV’s de Led...
Minha terra é triste e esfarrapada
Mas tem BMW,s, Porches e Ferraris,
Tem belas praias e caríssimos restaurantes
Mas também tem fome e desemprego...
Minha terra tem castelos e belos monumentos
E também a tristeza de casas sem telhado e paredes esburacadas,
por onde o vento passa e enregela a desgraça...
Minha terra é um jardim de flores murchas,
Plantado à beira de um imenso mar
Esse mar imenso da nossa nostalgia
Onde o povo da minha terra chora suas mágoas...
Minha terra tem tão pouca terra
Mas tem a grandeza de um passado
E a vergonha de um presente que parece não ter futuro...
Minha terra tem de tudo e de nada
E tem um imenso mar
Que nos levou por esse desconhecido mundo
Dando novos mundos ao mundo.

Minha terra é tão pequena em terra
Mas tão grande em imenso mar de glórias
Minha terra, minha alegria e tristeza,
Meu Sol, meu Luar, meu chão...
Minha Língua, minha Pátria..

José Carlos Moutinho

22/10/15

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a