quinta-feira, 8 de maio de 2014

Saudade Teimosa





A minha alma está nostalgica!



A saudade veste-se de vermelho,

do chão daquela terra,

é iluminada pelos raios do sol único

mesmo que suada pelo cacimbo,

mas aquecida pelo ar dos trópicos!



Ai...Esta saudade…

Que teima em não desistir

e traz à minha memória,

tantas praias de alegria

e florestas de felicidade

picadas viajadas nas melodias

tocadas pelos batuques

e nos choros lânguidos do kissange!



Saudade, que me apertas o coração,

acalma-me esta ânsia de querer voltar

a pisar o vermelho do solo

e a sentir os cheiros de Angola!



Tudo mudou, tudo se transformou

talvez um dia, quiçá em outro tempo,

te possa visitar, minha terra de coração,

e voltar a deambular pelos musseques

de palhotas cobertas de colmo

forradas a barro,

ver os seios das mulheres

livres, como aves

embelezados pelo brilho da pele negra!



Ai, esta saudade de África

que se entranhou em mim,

respira pelos poros

da minha nostalgia

e entardece-me a alma

em melancolia.



José Carlos Moutinho

8/5/14

2 comentários:

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Por aqui deixo os meus sentimentos de Amizade.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a